Identificar o domínio introdutório dos estudantes é essencial para dar continuidade ao processo de ensino, além de ser uma base para projetos pedagógicos, afinal de contas, alcançar novos conteúdos é de fundamental importância para aumentar a bagagem de compreensão. De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o mapeamento do conhecimento dos alunos serve como princípio para todo e qualquer trabalho feito em sala de aula.
O Projeto de Linguagem e Matemática, criado pelo Colégio Adventista, busca aplicar avaliações que descrevem as habilidades trabalhadas com os estudantes e, por meio dos resultados, mapear os domínios dos estudantes e propor um planejamento pedagógico direcionado às necessidades de cada estudante, turma e escola. As avaliações são feitas nas turmas do 3º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Ao realizar o mapeamento, as escolas conseguem apurar a estrutura cognitiva por trás do aprendizado, uma vez que essa estrutura responde quais são as compreensões entre o desenvolvimento cerebral e o comportamento humano. Este procedimento auxilia o educador na hora de trabalhar com cada turma em específico.
As informações coletadas nessas avaliações também permitem que o corpo docente possa apontar as falhas de aprendizado e traçar as melhores estratégias para otimizar e aprimorar as execuções pedagógicas para os alunos que possuem dificuldades de entendimento.